quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Pequeno Ditador


Este livro hoje foi referenciado na minha aula.
Digo já para compreenderem o porquê deste livro aparecer numa aula é porque estou a estudar psicologia e sei que isto é um curso que já está muito cheio e que para muitas pessoas já deu o que tinha a dar como emprego, não vale a pena, mas não é por isto que eu vim aqui escrever.
Ora bem, o livro fala sobre alguns casos que como o titulo indica de casos reais com crianças ditas "rebeldes". Ainda não li o livro mas pretendo ler e vir aqui contar umas histórias que lá estão.
O que a minha professora hoje contou do livro foi de um caso de um menino que se recusou a apanhar as cascas da laranja e que a tal professora ao obrigar o menino a fazer um acção de limpeza acaba por levar uma chapada da tia do menino. Isto já não é novidade nenhuma de que cada vez mais os professores têm medo dos pais e que realmente são agredidos verbalmente e fisicamente por o mesmo ou familiares. Mas eu pergunto-me como é que isto chega a este ponto? E ainda querem que sejam os pais a avaliar os professores? Está tudo maluco!
Compreendo alguns pais que os seus próprios professores possam os ter agredido, eu também passei por isso e acredito que se um professor bate nos meus filhos não vou ficar quieta, mas ao ponto de bater no mesmo porque o meu filho só lhe respondeu mal, penso que não.
A verdade é que hoje em dia para muitos pais os filhos são perfeitos e seriam incapazes de tal atrocidade. O que está errado. Claro que cada caso é um caso. Mas como tal deviam falar com o professor, e se desconfiarem do professor com outras entidades, com o próprio filho, por ai. Agora não ponham a culpa logo em cima de um professor que tem mais de 20 alunos com que lidar todos os dias que muitas vezes é humilhado e mal-tratado pelos mesmos e que ainda por mais é o responsável para educar os seus filhos.


P.s. Não estou a tentar desculpar os professores por baterem num aluno

2 comentários:

  1. Há pais que não têm o bom senso de analisar as atitudes dos filhos antes de julgarem as reacções dos professores. Os filhotes têm sempre razão. Se resolveram bater noutra criança? A culpa foi da outra criança, de certeza! Se começaram aos pulos em cima da mesa durante uma aula? Oh, é uma criança, coitadinho, tem direito a brincar...
    Há limites para tudo...
    kiss

    ResponderExcluir
  2. Não tenho mesmo paciência para crianças mal educadas.

    ResponderExcluir